HISTÓRIA – Boas Vindas!

Bom dia prezados Alunos,

Sou Rodrigo César professor de História e vamos começar este ano com os estudos através da plataforma.

Antes de mais nada reforço a vocês a orientação para se cuidarem, esta doença é muito perigosa, nunca é demais ressaltar:

USEM MÁSCARA! LAVEM AS MÃOS! USEM ALCÓOL EM GEL!

No estudo de História à distância, vamos trabalhar com a análise de textos, formulação de resumos, resenhas, sínteses, iremos assistir vídeos e filmes temáticos e usaremos uma excelente e divertida técnica de memorização chamada Mapa Mental. Começarei exemplificando a vocês sobre o Mapa Mental!

Para saber detalhes de como fazer um mapa mental veja o vídeo e leia o texto abaixo:

Mapa mental: como criar o seu?

Você não precisa seguir uma regra rígida para criar mapa mental, mas existem algumas orientações que podem te guiar nesse processo.

A primeira coisa que você deve fazer é pegar uma ficha em branco (pode ser uma folha A4 ou de caderno mesmo), deixe virada na horizontal e coloque algum conteúdo bem marcante no centro. Faça desenhos, monte gráficos ou insira símbolos.

A partir desse ponto central, você desenvolverá o estudo e organizará as principais informações. É muito importante que você escolha bem o que vai representar sua ficha de estudos, pensando nas conexões feitas entre ele.

Por exemplo, se você vai montar um mapa mental da Revolução Francesa, você pode colocar a bandeira da França acompanhada da frase “Liberté, égalité, fraternité”. Ou, então, você pode desenhar representantes das classes sociais – você quem sabe.

Outro ponto muito importante na construção do seu resumo é você decidir o que cada elemento representará. Tudo tem que ter sentido, com diferentes significados.

Por isso, tudo precisa ser muito bem pensado:

  • cores – cada uma delas deve “comunicar” algo;
  • formatos – a escolha de cada formato deve ser pensada para associar conteúdos. O retangular pode abordar aspectos políticos, enquanto o triangular diz respeito ao aspecto econômico;
  • setas – o tipo de seta também pode te deixar uma dica e criar conexões no mapa mental;
  • balõezinhos – a mesma lógica se aplica a cada balão.

Tudo precisa ter um motivo para você se lembrar. “O mapa mental é feito para você bater o olho e conseguir associar as informações”.

VÍDEO:

https://youtu.be/ViYNK0Kpay8

ATIVIDADE!

Agora que vocês já sabem o que é e como se faz uma Mapa Mental, vamos experimentar! Faça um Mapa Mental sobre o conteúdo de História que vc já estudou e mais gostou até hoje. Tire uma foto e envie para o email motozeiros@gmail.com –  Gentileza identifique sua atividade com nome e turma.

Bom trabalho e se cuidem!

(7) Comentários

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!