Pet 1 – História\ Império brasileiro

Escola Estadual de Melo Viana\ 1º Bimestre 3º ano- 302\ Disciplina: História\Professora: Adriana Claudia\Tema: Império brasileiro. 

Boa noite!

Recapitulano

1822-1831 – Primeiro Reinado- Consolidação da Independência

1825-1831- Conflitos entre brasileiros e portugueses e entre D. Pedro e brasileiros, enfraquecem a monarquia. D. Pedro abdica, o herdeiro do trono, Pedro de Alcântara é uma criança.

1831-1840- Período Regencial-  Período conturbado na história do Brasil, marcado pela luta aberta entre grupos políticos pelo poder. Ocorrência de levantes armados, Campanha pela Maioridade de Pedro de Alcântara. 

1840-1889- Segundo Reinado- D. Pedro II assume, revoltas foram pacificadas.

1850-1870- Desenvolvimento econômico vinculado á cafeicultura.

1- As colônias de Portugal e da Espanha, na América, proclamam a independência em relação á metrópole na primeira metade do século XIX. A independência do Brasil foi vista com certa desconfiança por parte dos países latino-americanos devido ao fato de o Brasil ter adotado a monarquia como forma de governo enquanto os outros países adotaram a  república. Sobre o assunto , responda:

a) Por qual razão o sistema monárquico se apresentou como melhor alternativa para o Brasil independente?

 

b) De que forma a adoção da monarquia favoreceu alguns grupos políticos no Brasil?

 

2- No dia 11 de março de 1831, os portugueses festejavam o regresso de D. Pedro I da viagem que fizera a Minas Gerais. Em meio á comemoração, os brasileiros, descontentes com as atitudes do soberano e inconformados com a influência dos portugueses na vida burocrática e administrativa do país, partiram para luta. O episódio é lembrado em nossa história como a “Noite das Garrafadas” e um dos motivos deflagradores da abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro. Dentre as atitudes do Imperador, que geraram descontentamento entre os brasileiros, podemos destacar:

a) o desejo de conduzir o Brasil á condição de Reino Unido de Portugal e Algarves e restabelecer a condição de parceiro comercial da Inglaterra.

b) seus relacionamentos extra conjugais e a criação do Projeto de lei que poria fim á escravidão levando a economia brasileira ao colapso.

c) a forte oposição á Constituição de 1824, o aumento de impostos a serem pagos pelos grandes latifundiários e as medidas protecionistas para proteger a industria nacional.

d) a vontade de abdicar do trono em favor de seu filho D. Pedro II, para em seguida, retornar as Portugal e reconquistar a Coroa portuguesa em poder de seu irmão D. Miguel.

As atividades se referem ao Pet 1, primeira semana, após realizarem as atividades tirem fotos e envie para o e-mail (cupert1234@gmail.com) para que eu possa fazer a correção. Não esqueçam de registra a presença na plataforma da escola estadual de Melo Viana e no Google sala de aula, colocar nome, turma e turno. Não deixe de fazer a prova diagnóstica, que se encontra disponível.

Adriana Claudia ( professora de História).

 

 

 

 

(15) Comentários

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!