Globalização econômica

Boa Noite304! Vou postar nossa aula e as respostas das atividades serão enviadas para o e-mail pgeografia29@gmail.com,não se esqueçam de copiar no caderno  e da  sua presença. Obrigado e boa noite a todos!

                                                             Globalização econômica

Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo.

Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.

A globalização econômica é um fenômeno que foi aprofundado após a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisão que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas.

Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações financeiras. Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.

Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais.

Globalização e Economia

Globalização e economia mundial

Os países dominam as grandes empresas ou as grandes empresas dominam os países?

As empresas transacionais que comercializam no mundo todo são os principais agentes da globalização econômica.

É certo que ainda falamos de governo e nação, no entanto, estes deixaram de representar o interesse da população. Agora, os Estados defendem, sobretudo, as empresas e bancos.

Na maior parte das vezes são as empresas americanas, europeias e grandes conglomerados asiáticos que dominam este processo.

Globalização e Neoliberalismo

A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).

O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a economia de um país.

Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás neste processo.

Globalização e Neoliberalismo

A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).

O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a economia de um país.

Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás neste processo.

Globalização e Exclusão

Uma das faces mais perversas da globalização econômica é a exclusão. Isto porque a globalização é um fenômeno assimétrico e nem todos os países ganharam da mesma forma.

Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital. Aqueles que não têm acesso às novas tecnologias (smartphones, computadores) estão condenados a ficarem cada vez mais isolados.

 

RECAPITULANDO: A Globalização Econômica é um fenômeno aprofundado após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre povos do mundo. A globalização econômica envolve principalmente a globalização de mercados, produção, tecnologias e de organizações.

 

                                                                       ATIVIDADES

O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

A) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos

B) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiro.

C) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas

D) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e

E) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países

Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.

Exercícios sobre vantagens e desvantagens da globalização

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!