QUESTÕES TEXTUAIS/ SÁBADO LETIVO

Querido aluno,

Leia o texto

RESPEITO À VIDA

     Durante bilhões de anos, segundo Darwin, a vida vem se diferenciando por meio de processos evolutivos, através dos quais surgiu o homem, portanto somos fruto da diferença. Embora pertençamos à mesma espécie, aspectos étnicos e culturais nos diferenciam uns dos outros. Dificilmente, iremos concordar com todas as manifestações culturais a que seremos expostos, porém temos de respeitar todas, o que só acontecerá com a educação e com a civilização do indivíduo.

      Para compreendermos um determinado povo ou costume, é necessário entende-lo. Para entendê-lo, é preciso estudá-lo. A escola de qualidade proporciona um aprendizado dos motivos pelos quais uma determinada cultura age desta ou daquela maneira. Não dá para entender o bumba-meu-boi sem saber quais são as raízes históricas e a formação da população do Amazonas. O ensino também ajuda a moldar a ética através de valores morais, como a cidadania.

       As várias liberdades de religião, de imprensa, de opinião, estão estabelecidas na Constituição de nosso país. Respeitá-las é nosso dever e exercê-las é nosso direito. No entanto, as nossas liberdades não devem ferir as liberdades alheias, temos, como cidadãos, de respeitar a opinião, o costume e os valores dos outros. A civilização da pessoa implica, entre outras coisas, aceitação, respeito e convivência com os outros cidadãos. 

     Somos diferentes, mas somos todos oriundos de uma mesma diferença, a vida. Respeitar o outro, independente de sua cor, credo ou cultura, é, além de uma questão ética e legal, respeito à própria vida.  

1) Qual é o tema do texto?

 

2) O que se pode afirmar sobre o título do texto?

 

3) Retire no texto a frase que melhor expressa a tese defendida

 

4) A tese do texto é sustentada por dois argumentos: a necessidade de educação e de civilização do indivíduo.

Os parágrafos em que esses argumentos foram desenvolvidos são, respectivamente:

a) o 1º e o 2º parágrafos.

b) o 2º e o 4º parágrafos.

c) o 1º e o 3º parágrafos.

d) o 2º e o 3º parágrafos.

 

Use o seu e-mail institucional e me envie as suas respostas pelo meu novo e-mail rosalia.ramos@educacao.mg.gov.br

 

                                                                                                              “BONS ESTUDOS!”

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!