Problemas e Perspectivas do Urbano.

Bom dia a todos do 3°ano! Vamos começar mais uma semana de trabalhos. Que Deus nos fortaleça, por determinação da secretaria de educação, todas as respostas deverão se enviadas para novo e-mail.  edmilson.rodrigues@educacao.mg.gov.br, estarei na plataforma conexão escola para tirar duvidas. Não esqueça de copiar perguntas e respostas

Problemas e Perspectivas do Urbano.

Os desdobramentos das práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo, suas singularidades e contradições além de analisar textos e imagens sobre os fenômenos da metropolização.

A cidade é a mais espetacular forma de transformação do espaço geográfico realizada pelos seres humanos.      É o principal centro econômico, de criação artística e difusão cultural, tecnológica e irradiadora da modernidade. O espaço urbano, porém, é desigual, marcado pela marginalização dos habitantes mais pobres, em razão da distância entre a moradia e o trabalho e do acesso aos diversos serviços públicos, como saúde, educação, lazer e cultura.

O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem

ANALISANDO A AÇÃO DO HOMEM NO ESPAÇO

LINGUAGEM GEOGRÁFICA: TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.

Todos esses temas são objeto de estudo da Geografia, em especial a análise do espaço geográfico. Sendo assim, o educador dessa disciplina deve despertar o senso crítico dos estudantes a respeito das transformações espaciais promovidas pela intervenção humana, proporcionando aulas atrativas e esclarecedoras.

Inicie a aula destacando a ação do homem na natureza. Em seguida, solicite que os estudantes pontuem alguns problemas ambientais causados por esse processo. Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.

Problemas Urbano

O processo de urbanização no Brasil ocorreu, principalmente, a partir da década de 1950, quando se intensificou a industrialização no país. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades em busca de emprego e melhores condições de vida.
No entanto, a urbanização acelerada sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social e ambiental.

Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.

 

 

O elevado número de automóveis e indústrias é o principal causador desse grave problema urbano. … Essa anomalia ocorre devido à junção de diversos fatores como a poluição atmosférica, alta densidade demográfica, prédios que barram a passagem de ventos, entre outros.

Solucionar esse problema urbano envolve iniciativas do governo e também das várias camadas da sociedade. Destacam-se, como medidas de resolução: a criação de aterros sanitários adequados, a coleta seletiva, além da mudança no modo de produção e consumo.

A maioria da população vive em grandes centros urbanos, o que faz acentuar os problemas sociais, econômicos e ambientais. Percebe-se nessa região, por exemplo, grandes problemas relacionados a engarrafamento, poluição, violência e moradia. A falta de emprego também é um fator negativo.

falta de planejamento urbano na construção das cidades – que causa problemas de trânsito, habitação, saneamento, entre outros – é um dos males da sociedade atual a ser enfrentado pelos municípios, estados e governo federal. … O governo federal autorizou R$ 3,7 bilhões para serem gastos com a ação.

MONO FINAL

Imagem de moradias inadequadas

Execícios

1) Analise a charge abaixo e indique as principais características do processo de urbanização no espaço geográfico brasileiro

 

Architetando Verde: Setembro 2011

2) Como ocorre a transformação do espaço geográfico?

3) Quais são as transformações do espaço geográfico?

4) Como o ser humano pode alterar o espaço geográfico?

5) Qual a relação entre trabalho e transformação do espaço geográfico?

6) Qual a importância do trabalho na produção do espaço?

7) O que leva o ser humano a transformar o espaço geográfico?

8) Quais são os problemas urbanos no Brasil?

9) O que causa os problemas urbanos?

10) É possível resolver os problemas urbanos?

11) Quais são os principais problemas urbanos da Região Sudeste?

12) Que tipo de problema ocasiona a falta de planejamento urbano?

 

 

 

(4) Comentários

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!