ESTRUTURA TEXTUAL

Professora: Rosália A. Ramos

Turma: 2º Ano – EJA

Data: 20/04/2021

Revisão: Estrutura textual

Tópico (s): Textualização do discurso argumentativo

Boa noite, queridos(as) alunos(as)!

Uma das maiores dificuldades em resolverem as atividades, que vocês tiveram, foi a de estruturarem as idéias do texto: Pandemia de Coronavírus é um teste de nossos sistemas, valores e humanidade. Por Michelle Bachelet e Filippo Grandi.  Obviamente as palavras e os argumentos que vocês escolheram pesaram bastante para que a mensagem fosse passada para o leitor sem problemas. Porém, estruturar um texto para poder guiar o seu pensamento e a do leitor não é nada fácil. Devemos criar estratégias para compreender a linearidade do texto e a progressão do tema. É importante observarmos o modo como os parágrafos se articulam, os mecanismos linguísticos empregados pelo autor para garantir essa articulação, bem como a introdução e retomada de palavras e expressões ao longo do texto. Procure observar, também, o tipo textual no que se refere à sua estruturação.

Separar o texto em três etapas é o modo mais comum de construir um pensamento sólido e também guiar o leitor a entender sua mensagem. As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica.

introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito. Normalmente o tema e o problema são dados pela própria prova.

desenvolvimento elabora melhor o tema com argumentos e ideias que apoiem o seu posicionamento sobre o assunto. É possível usar argumentos de várias formas, desde dados estatísticos até citações de pessoas que tenham autoridade no assunto.

conclusão faz uma retomada breve de tudo que foi abordado e conclui o texto. Esta última parte pode ser feita de várias maneiras diferentes, é possível deixar o assunto ainda aberto criando uma pergunta reflexiva, ou concluir o assunto com as suas próprias conclusões a partir das ideias e argumentos do desenvolvimento. Esta estrutura é uma das mais utilizadas em textos argumentativos.

 Foi pensando nestas dificuldades, que resolvi focar um pouco mais nesse conteúdo, agora assista às videoaulas elaborados pela Professora Maria Helena Moreira Nascimento, sobre as estruturas de um texto.

A estrutura de um texto – parte I

A estrutura de um texto – parte II

Não é preciso copiar este conteúdo, apenas estude as estruturas de um texto e coloque em prática.

rosália.ramos@educacao.mg.gov.br

“Bons estudos!”

 

 

 

 

 

(2) Comentários

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!