PET COMPLEMENTAR/ COESÃO/COERÊNCIA TEXTUAL

Professora: Rosália A. Ramos

Turma: 2º Ano – EJA

Data: 27/04/2021

Atividade Complementar: Coesão/ Coerência textual

Boa noite, queridos(as) aluno(as)!

Na aula de hoje, continuaremos a realizar as Atividades Complementares, é muito importante que vocês as realizem, pois elas irão complementar os seus estudos. Concentre-se na hora de responder as questões e assista ao vídeo sobre Coesão lexical que é um dos mecanismos que objetivam reduzir as repetições no texto e explorar as possibilidades de nosso vocabulário. O tema é bastante cobrado no Enem e vestibulares!

Agora que você já assistiu ao vídeo, faça as atividades complementares abaixo:

Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:

I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.

II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.

III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.

IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.

V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.

a) Apenas V está correta.

b) II e IV estão corretas.

c) I, III e V estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) II, IV e V estão corretas.

Montando o quebra-cabeça com textos.

2. Os fragmentos abaixo, adaptados de VEJA, 13/2/2002, constituem um texto, mas estão ordenados aleatoriamente, você deverá organizá-lo para que fique na sequência correta, colocando nos parênteses o número correspondente a cada parágrafo.

Durante essa atividade de organização da sequência dos parágrafos, você deverá criar estratégias para compreender a linearidade dos textos e a progressão do tema.

É importante que você observe o modo como os parágrafos se articulam, os mecanismos linguísticos empregados pelo autor para garantir essa articulação, bem como a introdução e retomada de palavras e expressões ao longo do texto.

Procure observar, também, o tipo textual no que se refere à sua estruturação.

(     ) Para chefes, o caso é ainda mais complexo. Os que acham que seus subordinados nunca entendem o que eles falam precisam ficar atentos à própria conduta. Talvez o problema seja tanto de habilidade quanto de falta de comunicação.

(     ) E você? Está pronto para coordenar uma equipe ou para relatar a um grupo as propostas de seu departamento?    Se a resposta é não, cuide-se. Corra atrás de cursos de liderança, compre livros que lhe ensinem a expressar suas idéias claramente.

(     ) O caixa da agência bancária é o mais indicado para liderar a equipe que vai propor alteração no desenho da área de atendimento ao público, onde ficam as filas. O faxineiro deve tomar a frente do pessoal que decidirá o local mais adequado para estocar material de limpeza.

(     ) Competência técnica é só um ingrediente necessário à liderança. Um bom coordenador tem de conseguir explicar como a tarefa sob seu controle vai contribuir para os resultados da companhia, ou da instituição.

3 – Enumere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente.  

(     ) Por isso era desprezado por amplos setores, visto como resquício da era do capitalismo desalmado.

(     ) Durante décadas, Friedman – que hoje tem 85 anos e há muito aposentou-se da Universidade de Chicago foi visto como uma espécie de pária brilhante.

(      ) Mas isso mudou; o impacto de Friedman foi tão grande que ele já se aproxima do status de John Maynard Keynes (1883-1945) como o economista mais importante do século.

(     ) Foi apenas nos últimos 10 a 15 anos que Milton Friedman começou a ser visto como realmente é: o mais influente economista vivo desde a Segunda Guerra Mundial.

(     ) Ele exaltava a ‘liberdade’, louvava os ‘livres mercados’ e criticava o ‘excesso de intervenção

governamental.’ (Baseado em Robert J. Samuelson, Exame, 1/7/1998).

Após terminarem as atividades, envie as fotos para o e-mail rosalia.ramos@educacao.mg.gov.br ou para o Conexão Escola 2.0, utilize o seu e-mail institucional. Caso não saiba o seu e-mail institucional, podem consultar a informação por meio do site http://idaluno.educacao.mg.gov.br/ ou se informar com a direção da escola.

OBSERVAÇÕES:

Antes de cada atividade, escreva  no caderno o seguinte cabeçalho:

– Nome completo:

– Turma:

– Atividade Complementar  ou PET Complementar.

Isso se faz necessário, pois facilita a identificação do aluno e evita atividades repetidas.

Caso haja dúvidas, estou à disposição.

“Bons Estudos!”

 

 

(2) Comentários

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!