CORREÇÃO SEMANA 1 E 2

Boa noite 1°ano EJA! Essa semana vamos trabalhar ás correções e revisões para consolidamos tudo que aprendemos até aqui.

Globalização ou mundialização: CAPITALISMO

QUESTÃO

2)Qual é a diferença entre globalização e mundialização?

A mundialização e a globalização, são fenômenos que atuam juntos no meio permitindo com que haja um grande crescimento dos mais diversos elementos da terra.

A mundialização por sua vez se referência mais a geopolítico incidente no mundo, ou seja, ela marca as ideias relacionadas ao sentido de geografia política.

Já a globalização envolve todos os fatores possíveis, ou seja, cultura, ideias, vestes, comunicação e etc.

QUESTÃO

3) O que é a mundialização?

Processo histórico, com incidência política, económica, cultural, tecnológica, etc., acelerado na segunda metade do século XX, que representa a consciência de que os fenómenos se apresentam inter-relacionados, independentemente das fronteiras territoriais, das diferenças étnicas ou linguísticas, etc.

QUESTÃO

4) Quais os termos internacionalização globalização mundialização melhor define as situações vivenciadas no texto?

Globalização, Globalização, pois a vinda do tio turco de Bilge para o Brasil em 1992, as diferentes nacionalidades em que cada presente enviado viera, tudo, de forma geral, é encaixado na globalização.

5) Quais são os principais elementos da mundialização?

 Dentre suas características estão o crescimento do comércio internacional , a rápida expansão dos fluxos e o aumento da inter-relação dos países. … Outras utilizam o termo mundialização para denominar o processo de fusão do capital distribuído entre os diferentes países, por meio da atuação das empresas transnacionais.

6) Quais são as principais características da globalização?

As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização .

 

7) Quando teria começado o processo de mundialização?

 O início da Globalização pode ser datado a partir de meados do século XV, atingindo até a primeira metade do século XIX. Não existe um consenso no mundo acadêmico e científico sobre qual teria sido o início da Globalização.

8) Quais são as principais características da globalização econômica?

  As principais características da globalização são: aprimoramento da tecnologia de transporte e telecomunicações, difusão de conhecimento, movimento de pessoas e capital, expansão das ONGS e das empresas transnacionais.

9) Quais são as críticas a respeito da globalização?

 As principais críticas tecidas a respeito da Globalização dizem respeito à diferença no usufruto dos benefícios propiciados pelo fenômeno: as classes mais basais trabalham para enriquecer as classes mais privilegiadas, que dispõem de maior poder aquisitivo para gozar das benesses que essa dinamização do capitalismo .

Fluxos populacionais, migrações internacionais

1)Quais são os fluxos migratórios?

Migrações Internacionais e Novos Fluxos Migratórios

Imigração: entrada/chegada; Emigração: saída/ida; Transumância: deslocamento sazonal, ou seja, por um período; Êxodo rural: saída em massa do campo/permanente; Movimento pendular: deslocamento diário em função de trabalho, estudo; Deslocamento compulsório: saída forçada.

2) O que são e como podem ser classificados os fluxos migratórios?

Fluxos migratórios são os fluxos de migração, seja emigração (saída de um local, seja cidade, região ou país) ou imigração (entrada em um local, seja cidade, região ou continente). ➯ Os fluxos migratórios podem ser desde pessoas até animais que migram de um lugar para outro.

3) Como ocorre o fluxo migratório?

O fluxo migratório é uma maneira que as pessoas acham de tentar uma nova vida em outro país ou até mesmo continente. Os motivos das migrações podem ser por causa de catástrofes ambientais , falta de trabalho , desastres naturais , ou por causa da atual situação do pais.

4) Como se classificam as migrações 4 tipos?

 Migração pendular: Migração diária, cotidiano do deslocamento de uma pessoa. Migração sazonal: Migração feita por causa das estações do ano, onde um ser se desloca temporariamente. Êxodo rural: Migração feita da transferência do campo para a cidade. Êxodo urbano: Migração feita da transferência da cidade para o campo

5) Como são classificadas as migrações?

 As migrações podem ser classificadas como internas, quando ocorrem dentro de um mesmo país, e, externas ou internacionais, quando implicam a travessia de uma ou mais fronteiras.

6) Quais são as consequências da imigração?

Pontos negativos da imigração ilegal: insegurança do cidadão em ser deportado a qualquer momento para o país de origem; a situação irregular não dá direito a serviços básicos, como saúde e educação; o cidadão está propenso à xenofobia.

7)Quais são as principais razões da imigração para o Brasil?

Isso gera o chamado subemprego, trabalho mal remunerado e muitas vezes situações perigosas de trabalho e faz crescer a insatisfação da população local, que se sente prejudicada nesse processo que tem como característica o aumento do desemprego entre brasileiros.

(1) Comentário

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!