CORREÇAO SEMANA 1 E 2

 

Boa noite 3°ano EJA! Essa semana vamos trabalhar ás correções e revisões para consolidamos tudo que aprendemos até aqui.

ESPAÇO GEOGRÁFICO URBANO

2)O que é o espaço urbano?

 O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.

2)O que é o espaço urbano e rural?

O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

3)Qual é a diferença entre espaço urbano e cidade?

 Primeiramente, é importante estabelecer a diferença entre a cidade e o urbano. … Já a cidade é a obra, o objeto localizado no tempo e no espaço. O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano.

4)Quais são as características do espaço urbano?

 Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

5)Porque o espaço rural depende do espaço urbano?

Sim, porque o espaço urbano depende do espaço rural principalmente pela materia-prima e o espaço rural depende do espaço urbano pela tecnologia.

6)Qual é a importância da rede de transporte para os espaços rural e urbano?

No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento instrumentalize-se.

TERRITORIALIDADE NO CAMPO

2) Como são realizadas as atividades no campo?

As principais atividades desenvolvidas na zona rural são: atividades agrícolas, atividades pecuárias, extração e exploração vegetal e animal, apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal) e produção de derivados do leite, como os queijos, por exemplo.

4)Quem são os posseiros e os parceiros?

 Posseiros: São trabalhadores rurais que ocupam terras do governo com a finalidade de desenvolver a agropecuária. … Parceiros: São parcerias fixadas entre o dono de terras e um trabalhador rural.

5)  Por que os pequenos proprietários cultivam principalmente?

Os pequenos produtores são responsáveis por boa parte dos alimentos que está na mesa dos brasileiros. … Mesmo com as adversidades, esses produtores respondem por grande parte dos alimentos dispostos no mercado interno, boa parte dos alimentos da mesa dos brasileiros é oriunda dos pequenos agricultores.

6) Onde vivem geralmente os assalariados?

 Os boias-frias ou assalariados rurais são os trabalhadores que migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras, mas não possuem suas próprias terras.

7) Como vivem os trabalhadores rurais não remunerados?

Existem ainda os trabalhadores não-remunerados, que muitas vezes estão inseridos em um grupo familiar (filhos, esposas, etc), e trabalham sem que haja pagamento de salário. A atividade rural no Brasil inclui pecuária, lavoura, produtos florestais, extrativismo e a pesca artesanal.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!