CORREÇÃO: TIPOLOGIAS TEXTUAIS

Professora: Rosália A. Ramos

Turma: 3º Ano – EJA

Data: 04/05/2021

Correção/ Revisão

PET Complementar/ Tipologias Textuais

Boa noite, queridos (as) alunos (as)!

Na aula de hoje farei a correção e ao mesmo tempo uma revisão das Atividades Complementares do dia 27/04/2021, embora já tenha corrigido via e-mail às atividades, para aqueles que me enviaram.

Não deixem atividades erradas no caderno, façam as correções necessárias.

PET Complementar/ Tipologias Textuais – 27/04/2021

Atividades Complementares

1- O que é tipologia textual?

São textos orais ou escritos que possuem uma estrutura fixa e objetivos bem definidos: relatar um acontecimento, descrever uma pessoa, defender ou apresentar uma ideia, ensinar a fazer algo. É a forma como um texto se apresenta.

 2- Quais são os tipos textuais?

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

3- O que são os gêneros e tipologias textuais?

Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. … Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.

4- Numere os parágrafos a seguir, identificando o tipo de redação apresentado:

(1) descritivo;

(2) narrativo;

(3) dissertativo;

(4) injuntivo;

(5) expositivo.

( 2 ) O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou a um funcionário onde ficava a cidade mais próxima. Ele respondeu que havia um vilarejo a dez quilômetros dali.

( 5 ) Significado de Nostalgia (s.f). Tristeza causada pela saudade de sua terra ou de sua pátria; melancolia. Saudade do passado, de um lugar etc. Disfunções comportamentais causadas pela separação ou isolamento (físico) do país natal, pela ausência da família e pela vontade exacerbada de regressar à pátria. Saudade de alguma coisa, de uma circunstância já passada ou de uma condição que (uma pessoa) deixou de possuir. Condição melancólica causada pelo anseio de ter os sonhos realizados. Condição daquele que é triste sem motivos explícitos. (Etm. do francês: nostalgie)

1 ) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chácara de beleza incalculável. Ao centro avista-se um lago de águas cristalinas. Através delas, vemos dança rodopiante dos pequenos peixes. Em volta desse lago pairam, imponentes, árvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histórias que se sucederam pelas gerações. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo à paisagem um clima de tranquilidade e aconchego.

( 4 )                                   Bolo de morango
                                              Para a massa:

  1. Bata os ovos e o açúcar até firmar e adicione o iogurte e a manteiga derretida.
  2. Em um recipiente separado, misture a farinha e o bicarbonato de sódio. Coloque uma pitada de sal, se quiser.
  3. Acrescente a mistura líquida à farinha e misture até ficar homogêneo.
  4. Coloque a massa em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos.
  5. Quando pronto, desenforme o bolo e deixe esfriar. Corte horizontalmente em 3 fatias para rechear.

                                                                                                                  Fonte: GTN: Globo

3 ) Acreditamos firmemente que só o esforço conjunto de toda a nação brasileira conseguirá vencer os gravíssimos problemas econômicos, por todos há muito conhecidos. Quaisquer medidas econômicas, por si só, não são capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram não contarem com o apoio da opinião pública, em meio a uma comunidade de cidadãos conscientes.

2 ) As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsa-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.

1 ) Joaquim trabalhava em um escritório que ficava no 12º andar de um edifício da Avenida Paulista. De lá avistava todos os dias a movimentação incessante dos transeuntes, os frequentes congestionamentos dos automóveis e a beleza das arrojadas construções que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prédios moderníssimos alternavam-se com majestosas mansões antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas mansões, podia-se, por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje tão modificada pela ação do progresso.

( 3 ) Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que são incalculáveis os danos que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extensões de terra, transformando-as em verdadeiras regiões desérticas, os efeitos nocivos da poluição e a matança indiscriminada de muitas espécies são apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações temem que a ambição desmedida do homem acabe por tornar esta terra inabitável.

Os alunos que não fizeram atividades aproveitem esse momento para fazê-las, só temos esta semana para concluir o Bimestre. Coloque suas atividades em dia.

rosalia.ramos@educacao.mg.gov.br

Se houver dúvidas, estou à disposição.

“Bons Estudos!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Atenção: Preencha todos os campos e informe seu nome completo!